Ter opinião qualquer um tem, saber passar para os outros, defender seus argumentos, sustentar um debate, se colocar nas situações e ser reconhecido pelos pares é bem diferente de apenas ter uma opinião. Isso é Extroversão.

 

A extroversão é um traço da personalidade que tem por função fazer o indivíduo conseguir se colocar na sociedade. Esse traço se divide em dois itens, Entusiasmo e assertividade.

 

Entusiasmo – reflete as emoções positivas, motivação, ânimo para fazer as coisas. Aqui é bem o estereótipo do extrovertido, aquela pessoa que faz a festa, que se relaciona muito bem, é sempre animada e positiva. 

 

Assertividade – é a capacidade de comunicação clara e objetiva, o indivíduo que consegue em um debate ou um conflito esclarecer o problema e articular pela comunicação a resolução de conflito. Esse também é extrovertido. 

 

A extroversão é um traço de personalidade com grande caráter social, junto com a Agradabilidade. A diferença é que a Extroversão é para expressar sua opinião e ter as respostas emocionais positivas. 

 

O extrovertido tem maior facilidade nessas características, o que não significa que os outros não consigam e sim que terão achar outro caminho, outras formas de alcançar essa expressão.

 

No entanto, esse traço de personalidade revela a importância de ter voz, de conseguir se expressar e articular ideias com os outros. A extroversão é um fator de proteção para a saúde mental. Proporciona uma rede de apoio e suporte social que dão mais condições e recursos para que a pessoa consiga superar as adversidades.