Como saber se eu preciso de terapia?

Para responder esta questão é necessário explicar alguns aspectos sobre a psicoterapia.
A Psicoterapia tem diferentes finalidades. Para tratamento de transtornos mentais em casos com maior complexidade que preenchem os critérios diagnósticos.
Pode servir para resolução de problemas, o caso mais frequente, pois inevitavelmente sempre haverá conflitos em nossas vidas, problemas, adversidades e com isso podemos ter algum sofrimento e desconforto. A terapia nesse caso serve para ampliar a sua capacidade de resolver problemas, melhorar a tolerância ao estresse e adversidade. Há diversas outras finalidades possíveis, mas essas são as principais.
É importante saber que para cada tipo de necessidade, pode existir um “tipo” diferente de terapia. Isso significa que a terapia é personalizada, dentro de alguns parâmetros éticos e científicos o profissional pode fazer o manejo da forma que considerar ser mais benéfica. Há também na diversidade da psicologia diferentes técnicas terapêuticas. Como por exemplo a “ativação comportamental” que é muito utilizada em casos de depressão. Já para os casos de ansiedade utilizamos mais a técnica de “Continuum Cognitivo”. Esses dois casos servem só para ilustrar brevemente que a terapia pode se adequar a sua necessidade.

O custo-benefício de fazer terapia

Qualidade de vida e bem-estar – imagine a seguinte analogia. Quando você está com um problema de saúde, que te incomoda, irrita, traz algum desgaste, dor ou apenas por um descontentamento estético, você vai ao médico por ser o profissional mais adequado em resolver seu problema e retomar sua qualidade de vida e melhorar seu bem-estar. Da mesma forma, quando você tem algum problema emocional, angústia, se sente sobrecarregada, tem dificuldade de lidar com as demandas do seu cotidiano ou até um transtorno mental, o profissional mais adequado é o psicólogo.
As vezes podemos considerar que o tratamento é caro – mas, se você está com depressão, o quanto você acha que vale viver livre da depressão? Há alguns ganhos que são intangíveis que torna difícil mensurar o real benefício.

Efetividade do processo terapêutico

Como saber se vai funcionar?

Para isso é importante usar alguns parâmetros. O mais importante deles é se o profissional trabalhar dentro de uma prática ética e cientifica. Você pode saber disso através da abordagem que o profissional utiliza.
Apesar de todo o cientificismo técnico envolvido, o importante é entender é que o profissional irá se basear nessas referencias para proporcionar o melhor atendimento, com todo o acolhimento e compreensão necessária. Ouvindo as queixas, sendo atencioso ao paciente. Pois não adiantaria de nada saber tudo sobre os melhores tratamento para depressão se não o vínculo terapêutico não fosse bem construído, se o paciente não se sentir ouvido e perceber que o profissional realmente se importa com ele.
As abordagens da psicologia baseadas em evidências(PBE), é a psicologia comportamental e psicologia cognitivo-comportamental.

A Psicologia baseada em evidência (PBE) e a saúde baseada em evidências (SBE) é um movimento relativamente novo, que vem ganhando corpo e visibilidade mais recentemente. E nós do Instituto Hybris no comprometemos com o que há de melhor em evidências cientificas para garantir a qualidade, segurança e atualização.
No Brasil o conselho profissional de psicologia libera algumas práticas mesmo não tendo comprovação cientifica de que funciona. Isso acontece devido a uma herança histórica que se mantem, mesmo assim o Instituto Hybris não se utiliza dessas práticas.

Afinal, o que é terapia?

A terapia é um processo que envolve o desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, ampliação do repertório cognitivo e comportamental, reestruturação de crenças e pensamentos disfuncionais.

Como funciona a terapia?

As terapias individuais consistem em um diálogo de você para com o terapeuta. Nesse diálogo o psicólogo vai identificando os pontos importantes a serem trabalhados e vai construindo junto ao cliente a estratégia, os objetivos terapêuticos e desfechos desejados.

Alinhando tudo isso dentro de um expectativa realista para cada caso vai se desenrolar o processo terapêutico, que passa por diferentes fases (avaliação, diagnostico, tratamento, prevenção de recaída etc.) e pode ocorrer diferentes movimentos pelos mais diversos motivos, seja evoluindo o quadro clinico, estagnando, tendo recaídas e até mesmo novos acontecimentos, porque sua vida não é estática e nesse processo podem surgir novas necessidades que demanda adaptação e ajuste no processo terapêutico. O que não irá prejudicar em nada o devido andamento e resultado.

O famoso autoconhecimento é intrínseco ao processo de terapêutico. Não existe uma terapia que não irá proporcionar o autoconhecimento, tanto que o tratamento passar por olhar para dentro e ver o que está você, enfrentar, acolher e resolver.

Carregando...