Tratamento
E como eu resolvo isso? Como eu me curo da depressão?
O que fazer para se livrar desse sofrimento?
O tratamento é terapia com psicólogo das abordagens cognitivas e comportamentais e psiquiatra.
Medicação – o que faz mal é a doença, não o remédio.
A medicação vai ter algumas finalidades, entre elas, proteger o cérebro. Com o adoecimento há um stress para o cérebro que faz com que o quadro se agrave e/ou se torne crônico. Assim a medicação cria um efeito de proteção para esse desgaste e crises que podem ocorrer.
Outro motivo muito importante é fazer uma regulação dos neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento adequando do cérebro.Psicoterapia – A psicoterapia é um processo que inclui entender qual é a sua demanda específica, pois não existem duas pessoas com depressão igual. Inclui entender o mecanismo de funcionamento da depressão e desenvolver recursos psicológicos para resolver e lidar com os problemas, adversidades e fatores de estresse presentes em sua vida que acabam culminando na depressão, mas a psicoterapia também não se limita à depressão.
Outros temas abordados nos processo terapêutico para a depressão são:
Ativação comportamental
Habilidades sociais
Resolução de problemas
Psicoeducação
Reestruturação Cognitiva
Outros fatores que contribuem no tratamento:
exercício físico, alimentação, espiritualidade, Relacionamento interpessoal e sono.
Esses são sinais de uma vida com depressão.
Afinal, o que é depressão?
A depressão é uma doença, um transtorno de humor, que causa prejuízos sociais, cognitivos, fisiológicos e afetivos. A depressão é caracterizada quando a pessoa se sente triste, com humor deprimido e sem energia na maior parte do dia e na maioria dos dias.
A característica do transtorno depressivo e que constitui como uma doença é a frequência, intensidade e duração dos sintomas, não sendo apenas um sentimento de tristeza ou um rebaixamento da energia momentânea.
Todo esse conjunto vai formar uma gama muito variada de reações, as pessoas com depressão podem expressar essas características das mais diversas formas.
OK, entendi o que é depressão. Mas, o que causa tudo isso?
Se não é culpa da pessoa, se não é falta de vontade, por que acontece?
A causa é sempre multifatorial, isso significa que existem uma série de fatores de diferentes ordens que precisam acontecer de modo a desencadear e se instalar um transtorno depressivo. Esses fatores se dividem em genéticos, fisiológicos, ambientais e psicológicos.


