A emoção vem do latim movere, significa literalmente mover, agitar, mudar. A emoção é aquilo que nos move.
Então, entender sobre as emoções têm uma fundamental importância, só se dedicando e direcionando a nossa atenção para perceber as emoções, descriminar, nomear, e compreender o porquê determinada situação evoca tal sentimento vamos conseguir melhor e ter verdadeiramente uma inteligência emocional.
Para o termo inteligência emocional pode-se usar diversos termos. Vide os livros:
- Agilidade Emocional
- Paradoxo da escolha
- Inteligência emocional
- Rápido e Devagar
- mindinsight
- antifrágil (fundamental)
Há tantos outros livros, mas quero com esses exemplificar os diferentes livros que de certa forma acabam abordando os mesmos temas. Posteriormente cada um vai direcionando o conceito para uma aplicação, mas a finalidade é a mesma.
Com o conhecimento sobre as funções das emoções e sabendo como interpretar a informação que a emoção está passando e o que devemos aprender e fazer a partir disso.
Quando conseguimos colocar tudo isso em prática, se chama regulação emocional, resiliência, flexibilidade, adaptação psicológica ou qualquer nome que signifique algo como: Gerir as emoções de forma a conseguir passar pelas adversidades sem sofrer perdas maiores que os desenvolvimento realizado durante o estresse que é vivenciado.
Esse é meu principal objetivo aqui, consegui dar recursos e condições para que você tenha condições de gerir suas emoções e superar as adversidades, que sempre vão existir, elas são inerentes à vida. Por isso, não prometo uma vida de felicidades e alegrias eternas, mas um fortalecimento capaz de suportar e enfrentar qualquer conflito.


Deixar um comentário